terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Projeto: Água é vida



Centro Educacional Rosa de Souza Pereira
“Educar desde o berço.”


PROJETO ÁGUA
É VIDA




PROJETO ÁGUA É VIDA
Justificativa:

O homem sempre tirou seu sustento da natureza e toda a geração de riqueza começa no meio ambiente. Mas, esses recursos um dia poderão terminar e a interferência desordenada na natureza pode levar o planeta a uma catástrofe.
Para não se chegar a esse ponto, a saída é poupar – e o esforço tem de ser coletivo. “São questões de comportamento e atitude que se encontram no centro da crise”, diz o relatório da ONU sobre a água no mundo. Muitas vezes as crianças têm maior consciência do problema do que seus pais, graças às escolas. O momento atual é muito oportuno para investir ainda mais no trabalho em sala de aula, porque a discussão está na ordem do dia.
Assim, justifica-se a implantação e organização deste projeto, colocando a teoria em prática para reduzir o consumo do precioso líquido, conscientizando os alunos desde os primeiros anos na escola para a compreensão sobre a importância de apoiar campanhas contra o desperdício.

Objetivos:

Geral:

* Desenvolver o senso crítico e a conscientização sobre a importância de preservar e não desperdiçar a água.

Específicos:

* Promover momentos de reflexão e análise sobre a importância da água para o planeta de forma transdisciplinar;
* Incentivar os alunos a pouparem e não desperdiçarem a água que poderá vir a faltar futuramente;
* Assimilar conceitos básicos, aprimorando a criatividade, a reflexão e a conscientização.

Desenvolvimento:

PRIMEIRA AULA
Os alunos serão orientados sobre de onde  vem a água que usamos, o que é água tratada e levarão para casa um questionário para responderem juntamente com os seus pais:
Questões:
1)Você tem água tratada na sua casa?
2)De onde vem esta água?
3)Tem algum rio ou riacho perto da sua casa? Qual?
4) Em que você mais usa água na sua casa?
Traga para a escola uma conta de água de sua casa.

Na aula seguinte os alunos dispostos em círculo, com os questionários e contas para iniciar  a conversa sobre a água. Farão relatos sobre as respostas que trouxeram de casa e mostrarão as contas fazendo comparações entre os colegas. Irão verificar quem gasta mais ou menos? O que fazer para economizar a água? Como preservá-la? Como é nas suas casas? Quais as atitudes a tomar na sua casa para preservar a água? Como estão os rios perto de suas casas? De onde vêm à água que bebemos?
Irão expor no mural as contas de água e farão a escolha de um nome para o Projeto.
Depois coletivamente será construído um pequeno texto sobre o que descobriram na aula sobre a água, farão a leitura do texto e após irão expor os textos no mural.

SEGUNDA AULA:
As crianças irão ouvir a música “Planetinha Água” de Beto Hermann, aprendendo a cantar e fazendo a dramatização da música.
No segundo momento eles pensarão em uma palavra que lembre água ou sobre a sua importância e irão escrever esta palavra em uma tira de papel A4 e a colarão em um pingo de chuva feito de papel A4 azul. Posteriormente será montado um mural com uma grande nuvem e esses pingos lembrando sempre a importância da água para a vida no planeta.


TERCEIRA AULA
Solicitar aos alunos para trazerem para a escola recortes, figuras, reportagens e o que encontrarem relativo à água.

Em sala de aula terão disponíveis materiais como jornais, livros, revistas e outros que trouxeram para pesquisar sobre a água. O professor deverá ler para os alunos algumas reportagens, curiosidades que aparecerem e os mesmos deverão escolher o material que quiserem para fazermos à exposição no mural. Após, utilizando uma folha branca deverão fazer um desenho sobre o tema "preservação da água".No momento do desenho os alunos ouvirão o som das águas do CD Planetinha Água.

QUARTA AULA

Os alunos irão assistir um filme: A Era do Gelo II.
Após assistirem o filme irão conversar, analisando os aspectos relevantes no filme, para o fechamento sobre as aulas da semana. Os alunos deverão montar um panfleto de informações sobre a preservação da água. Cada um poderá criar o seu, que será reproduzido e distribuído para os outros alunos da escola.
Todos os panfletos ficarão visíveis no mural do Projeto.

Procedimentos Metodológicos:

* Diálogo dirigido;
* Questionário;
* Explanação oral;
* Montagem de painel;
* Análise do filme;
* Panfletos;
* Desenhos livres;
* Canto com dramatização.

As atividades serão desenvolvidas de forma interativa, estimulando a participação de todos na construção dos conhecimentos fundamentais pela conscientização e postura frente à importância de poupar a água para que esta não falte futuramente.

Conhecimentos Prévios:

Fazer leituras para os alunos sobre a água e questionários.

Recursos Didáticos:
* CDs;
* Vídeo;
* Jornais, revistas, livros;
* Papel;
* Material de uso comum.

Público Alvo:
Alunos do 1º ao 5º ano.

Avaliação:

Será realizada de forma coletiva, em todos os momentos da aula, de uma forma global, respeitando a maturidade e o nível de escrita em que o aluno se encontra e desta forma favorecer para que as crianças se sintam instigadas a avançar melhorando os seus desempenhos e aprendizagens significativas.





Água
                                               Beto Hermann
Chuva caindo no telhado
Chaleira chiando no fogão
A neve caindo lá na serra
Água  fervendo para o chimarrão.
Cascata descendo cachoeira
Vertente , riacho, rio e mar
Um copo de água , um chuveiro
Banho de mangueira  
Piscina e muito mais.
Água esse é o planetinha que tem água
Muita água, mas se agente não cuidar vai faltar
A vida então não vai poder continuar.
Cubinho de gelo geladeira
Baleia nadando tri faceira
A nuvem passeando e chorando
A água do corpo circulando
Salada de fruta é uma boa
Dá água na boca da pessoa .
A terra também bebendo água
Água é para tudo , água é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário