sábado, 10 de agosto de 2013

Seminário 6

TÍTULO: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
TEMA: Valorização da diversidade.
JUSTIFICATIVA: Aproveitando a infância, fase essencial da vida de todo ser humano, procuramos valorizar sentimentos e valores positivos que as crianças trazem em si. Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido. Ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais e sociais. A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade. O projeto “Menina bonita do laço de fita” pretende abordar o assunto em questão despertando sentimentos e valores positivos nas crianças.
OBJETIVOS:
*GERAL: Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo. 
*ESPECÍFICO:
-Incentivar o gosto pela leitura de histórias narradas.
-Desenvolver habilidade de escrever frases a partir de gravuras.
-Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas.
-Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.
DESENVOLVIMENTO: O projeto será desenvolvido dentro da história “Menina bonita do laço de fita” que será realizado em 5 momentos intercalando os conteúdos curriculares e atividades relacionadas aos conteúdos, observando as habilidades e competências. 
CRONOGRAMA:
No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).
1º momento – Sensibilização
Levar fitas coloridas para a sala de aula.
-As fitas passarão de mão em mão para que as crianças discutam para que servem aquelas fitas e dêem suas opiniões.
 -A professora pode dar pistas.
-Serve para fazer laços, para enfeitar, colocar no cabelo...
-Por que será que eu trouxe fitas coloridas?
-Quando se faz trancinhas no cabelo, com que se prende as tranças?
2º momento – Apresentação do livro
Antes de apresentar o livro, iniciar a aula com uma conversa informal perguntando:
Com quem a gente se parece?
Todas as pessoas são iguais? 
Recolher as fotos trazidas pelos alunos e colar em grande cartaz escrito:
Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las.
Pedir que as crianças que olhem o cartaz com as fotos e procurem em seus parentes alguma característica parecida com a sua.
Mostrar a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntar:
Quem será essa menina?
Como ela é?
Quais as suas características?
Como ela parece estar se sentindo?
Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamente pelos alunos, depois em voz alta pela professora.
3º momento – Apresentação das personagens (a Menina Bonita do Laço de Fita e o Coelho Branco)
Antes da leitura:
Quem será essa menina?
Como ela é?
Quais as suas características?
Como ela parece estar se sentindo?
Tem alguém com os cabelos igual ao da menina da capa?
Alguém usa laço no cabelo como os da Menina Bonita do Laço de Fita?
Vocês conhecem alguém como ela?
4º momento – Interpretação Oral
Trabalhar oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.
Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?
E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?
Seus olhos se pareciam com o que?
Como era o coelho?
O que ele descobriu?
Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?
Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.
5º momento – Desenvolvimentos da habilidade de escrever frases a partir de gravuras
Xerocar a ilustração abaixo e entregar as 3 imagens recortadas e embaralhadas para cada criança (1 cópia para cada um)
undefined
Após essa atividade pedir às crianças que façam um desenho da história, escrevendo o nome da personagem principal e a parte que mais gostou da história.
FORMA AVALIATIVA:
A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e participação das crianças durante a conversa e reflexão sobre o assunto discutido na sala de aula.
REFERÊNCIAS:             
MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. 7 ed. São Paulo. Ática. 2004. 24p.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário